O Tantrayana, o Veículo dos Tantras
Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Entre os  nomes do Budismo Esotérico, que são Vajrayana, Tantrayana, Mantrayana e Budismo  Tibetano, o que eu acho mais correto é o Tantrayana. 
                O nome  Tantrayana vem de Tantra.
                O Tantra é a  base do Budismo Esotérico, e não estamos falando de uma prática sexual, mas  tanto as escrituras, como a prática de meditação com mandalas, mantras, mudras,  música e outros rituais, tudo é baseado nos Tantras. 
                Então,  Tantrayana, que é um nome totalmente voltado aos aspectos esotéricos do  Vajrayana, que é o que difere essa forma de Budismo das outras. 

                Técnicas de  exercícios espirituais, podemos dizer, muito eficientes, pois se utiliza de  muitos recursos em sua meditação (mandalas, mantras, visualizações, mudras e  uma parte dedica a não pensar em nada). 
                Os Tantras  em seu aspecto de escrituras, são todos simbólicos e desenhados em mandalas,  que um professor competente sabe decodificar a simbologia. Isso, entre outros  aspectos mostra como é importante um professor espiritual nessa escola budista. 

                Entender os  Tantras demora duas dezenas, mais ou menos, de anos para aprender os significados  das escrituras simbólicas e poder transmitir os ensinamentos, por isso, talvez,  que Lamas (mestres) viagem o mundo para propagar e ensinar o Budismo Esotérico. 
                As  escrituras budistas e hinduístas são chamadas de Tantras, e não se referem a  uma prática sexual.  
                O nome  Mantrayana é referente aos Mantras, o nome Vajrayana, significa Veiculo do  Diamante, e Budismo Tibetano é referente ao pais que essa religião esotérica  floresceu. 
                Então  Tantrayana é um nome muito maior que representa as escrituras e práticas dessa  forma de Budismo, o Mantrayana não, pois é somente referente a uma das práticas  utilizadas na meditação ritualística. 
                O Nome  Budismo Tibetano, não se refere ao que o Vajrayana faz, mas somente ao lugar  que ele nasceu, pois existem escolas dessa linha budistas que foram criadas em  outros países, como o Japão. 
                As escolas  Shingon e Tendai do Budismo Esotérico não nasceram no Tibet. 
                O nome  Budismo Esotérico engloba mais ainda que o nome Tantra, pois fala do Xamanismo,  além de outras formas de esoterismos que entraram no Vajrayana. 
                O nome  Budismo Esotérico, é um nome também muito mais fácil de gravar, pois tem a ver  com a nossa língua, assim como o Budismo Tibetano. 
                O nome  Budismo Esotérico, também tem Budismo, o que significa que é um Budismo (tendo  As Quatro Nobres Verdades, o Caminho do Meio, o Nobre Caminho Óctuplo e outros  ensinamentos e conceitos budistas) juntamento com a parte esotérica, que é o  Xamanismo e os Tantras. 
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook